Alunos da EEUM com 2º e 3º prémio no Festival Nacional de Robótica

O Festival Nacional de Robótica decorreu de 29 de abril a 1 de maio, no Europarque, em Santa Maria da Feira, após dois anos de paragem, com equipas de todo o país em várias provas. O Laboratório de Automação e Robótica (LAR) da Escola de Engenharia da UMinho participou na liga da Condução Autónoma com duas equipas, “Formula UM” e “Formula DOIS”, alcançando o 2ª e 3º lugar. Participaram alunos de Engenharia Eletrónica Industrial e de Mecatrónica: Tiago Ribeiro, Marco Luís, António Ribeiro, Rúben Silva, Inês Ribeiro, José Carlos Martins, Rui Lima, Bruno Silva, Joel Costa, Eduardo Fernandes.

A prova consistiu no robô (em forma de automóvel) dar duas voltas a uma pista de 12 metros de comprimento de forma autónoma e no menor tempo. Além disso, o carro tinha que reconhecer sinais de trânsito, zonas de obras, estacionar sozinho, desviar-se de obstáculos, entre outros. As duas equipas usaram soluções com programação clássica e com recurso à inteligência artificial, tendo um dos carros feito a prova só com essa solução. A prova teve quatro mangas nos três dias de competição. Os alunos trabalharam de forma afincada nas seis semanas antes do evento e dedicaram os três dias (e algumas noites) do evento à programação e calibração de parâmetros. “Os alunos estão de parabéns pela boa imagem que (mais uma vez) deixaram da UMinho”, disse o professor e coordenador do LAR, Fernando Ribeiro.

+Info: www.eng.uminho.pt, www.dei.uminho.pt, lar.dei.uminho.pt

www.festivalnacionalrobotica.pt/competicoes/conducao-autonoma-10