Alunos da EEUM vencem Prémio Iniciação à Investigação Científica

Edgar Xavier Carvalho Pinto, aluno do 3º ano da Licenciatura em Engenharia Biomédica, e Catarina de Abreu Felgueiras, aluna do 2º ano da Licenciatura em Engenharia Física, foram dois dos quinze estudantes da UMinho a concorrer à 3ª edição do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica 2022.

Os alunos da Escola de Engenharia apresentaram no dia 13 de dezembro ao júri da UMinho os projetos de investigação que estiveram a desenvolver nos últimos meses em equipas de reconhecido mérito da Universidade do Minho.

Edgar Xavier Carvalho Pinto apresentou o projeto intitulado “Simulação e otimização da geometria de um dispositivo Organ-on-a-Chip”, desenvolvido sob a orientação de investigadores do Centro ALGORITMI da Escola de Engenharia.

Por sua vez, Catarina de Abreu Felgueiras apresentou o projeto “O espectro de energia de muões em chuveiros cósmicos”, desenvolvido sob a orientação de investigadores do LIP-Minho – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, da Escola de Ciências.

A apresentação dos projetos decorreu em 2 sessões paralelas, em auditórios do campus de Gualtar, em Braga, que contaram na sua abertura com a Vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares, e a Pró-reitora para Projetos Científicos e Gestão da Investigação, Sandra Paiva.

O programa desta 3ª edição incluiu ainda a palestra “Parcerias Empresa-Academia, Criação de Valor Através de I&D” proferida pelo Administrador da Bosch Car Multimédia Portugal, Carlos Ribas. A sessão de encerramento esteve a cargo do Vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira.

Os 2 estudantes da Escola de Engenharia somam-se assim aos outros 6 das áreas de Ciências, Ciências Sociais e Humanas que foram contemplados com o valor pecuniário de 500€ e um certificado.

O Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica foi criado pelo Despacho RT-12/2020, com o objetivo de facultar uma oportunidade de aproximação de estudantes, do 1.º ciclo e dos três primeiros anos dos mestrados integrados, a contextos reais de investigação científica e de inserção em equipas de investigação que trabalham na criação de conhecimento novo e relevante. Pretende-se que os estudantes candidatos ao Prémio tenham a possibilidade de se envolver em atividades de investigação que fomentem o seu interesse pela ciência, sob supervisão de investigadores experientes e reconhecidos na área científica do projeto.

A Escola de Engenharia felicita todos os alunos participantes e os vencedores deste prémio.

Premio Iniciacao Invest

Catarina Felgueiras