Competição de Engenharia do Minho reúne 75 alunos da EEUM numa maratona criativa

A CEM – Competição de Engenharia do Minho reuniu 75 participantes, nos dias 13 e 14 de outubro, no Complexo Desportivo de Azurém. O evento, organizado pelos Núcleos de Alunos da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, desafiou as capacidades e a criatividade de todos os alunos de engenharia da Universidade do Minho e contou com o patrocínio e apoio de várias empresas da região, entre as quais a Primavera, a APTIV, Fujitsu, Câmara Municipal de Guimarães, TecMinho, e a Botnroll. A competição consistiu numa maratona de 24 horas na qual equipas multidisciplinares desenvolveram um produto ou serviço inovador para dar resposta a um problema atual da Universidade.

Na sessão de abertura estiveram presentes Carlos Videira, Assessor de Administrador dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho, e o Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), João L. Monteiro, que no seu discurso considerou ser muito importante a procura de soluções para problemas e desafios da Universidade, mas igualmente importante que os alunos se divertissem enquanto estivessem a fazê-lo.

Durante o evento tiveram lugar alguns workshops da Startup Braga e da Braga Toastmasters, com o propósito de dotar os alunos de conhecimentos e competências ao nível da estruturação de ideias de negócio e de construção de discursos/apresentações. Os alunos tiveram, também, o apoio e mentoria de vários convidados da organização, com vasta experiência em diferentes áreas e sectores de atividade.

Os vencedores foram eleitos por um júri composto pelo Pró-Reitor da Universidade do Minho, Manuel João Costa, António Paisana, Administrador dos SASUM, e representantes das empresas Primavera BSS e APTIV.

A equipa vencedora foi a “Equipa Edifício 11” (João Moniz – MIEGSI; Eduardo Freitas – MIEMEC; Ana Margarida Maçães –MIEMEC; Miguel Carvalho – MIEGI; Catarina Gonçalves – MIEGI), com a proposta de app LinkUM para centralização dos serviços académicos; em 2º lugar ficou a equipa “CEMsolver” (Luís Dias –MIEMAT; Carina Gomes- MIEMAT; Gustavo Macedo – MIEEIC; João Pedro Duarte – MIEBIOM; Carolina Gonçalves – MIEBIOM) e em 3º lugar a equipa Loading (Sérgio Teixeira – MIEMEC; Carolina Pereira – MIETEX; Divo Pinto –MIEMEC; Cátia Magalhães – MIETEX; Catarina Araújo Machado – MIEI).