Consórcio de Escolas de Engenharia reúne no Campus de Azurém da UMinho

Decorreu, no passado dia 02 de março, no Campus de Azurém da Universidade do Minho, a 3ª reunião do Consórcio de Escolas de Engenharia, na qual estiveram presentes Pedro Arezes e Maribel Yasmina Santos, da Escola de Engenharia da UMinho, João Falcão e Cunha, Francisco Vasques e Ana Camanho, da Faculdade de Engenharia da U. Porto, Paulo Vila Real, da Universidade Aveiro, Rogério Colaço, do Instituto Superior Técnico da U. Lisboa, Paulo Eduardo Oliveira e Cristóvão Silva da Faculdade de Ciências e Tecnologia da U. Coimbra, e  Virgílio Machado e  Vítor Hugo Fernandes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da U. Nova de Lisboa.

Nesta reunião debateram-se vários assuntos, entre os quais o MOOC – Massive Open Online Course – “Astrolábio”, na área de Sistemas de Informação e Engenharia de Software, e a TRA LISBON 2022 – Transport Research Arena, cuja primeira sessão pública de apresentação teve lugar na FEUP, a 14 de fevereiro, com o encontro “Transformar a Mobilidade – Sustentabilidade e Inclusão no Setor dos Transportes”. Este evento contou com a participação de membros de todas as escolas CEE, e teve a participação de 2 elementos do Governo.

No que concerne à colaboração com a FCT, abordaram-se os protocolos para investigadores e para bolseiros de Doutoramento no âmbito do Centro UNESCO Ciência LP. Está a decorrer  a recolha nas Escolas do CEE de propostas de temas para projetos de doutoramento nas áreas de Engenharia Civil e Engenharia Informática para início no próximo ano académico.

Em cima da mesa estiveram, também, o projeto com a DGES para incentivo à reestruturação do ensino da engenharia em Portugal, as propostas de colaboração com Angola e Cabo Verde, e a proposta da APDC para atribuição de bolsas/prémios a estudantes de mestrados do CEE, bem como a posição das escolas no que respeita à implementação do DL65/2018 sobre a evolução dos Mestrados Integrados.

Em simultâneo, foi ainda possível a reunião de alguns responsáveis das áreas de Comunicação das Escolas com o intuito de debater soluções e meios de divulgação das iniciativas do CEE, nomeadamente, o website do Consórcio que pode já ser consultado em: www.cee.pt