Startup de alumni da EEUM recebe 1M€ para trabalhar solução revolucionária para eSports

A Anybrain, fundada por alumni da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, angariou um investimento de 1 milhão de euros. O fundo de capital de risco Trust eSports, dedicado ao financiamento e apoio a empresas com ideias inovadoras para a indústrias de entretenimento e eSports, reforça o capital da startup, que contava já com investimentos da Hovione Capital e EggNEST.

Proprietária de uma tecnologia patenteada sustentada na análise de dados comportamentais associados à interação homem-computador, a Anybrain desenvolve soluções SaaS para estúdios de videojogos, permitindo identificar jogadores com problemas, bem como prevenir fraudes, controlar idades e detetar fadiga nos jogadores.

“Após mais de quatro anos de investigação e desenvolvimento, estamos muito orgulhosos e entusiasmados por abrir a nossa tecnologia à indústria global de jogos e eSports”, avança André Pimenta, CEO e co-fundador da Anybrain. O objetivo da startup passa agora por fornecer aos estúdios “soluções fáceis de integrar e compatíveis com as principais plataformas de desenvolvimento de jogos”, nomeadamente, Unreal Engine, Unity, Source e Cry Engine.

A Anybrain é o quinto investimento da Trust eSports em menos de um ano, estando o mesmo alinhado com os objetivos do fundo, que pretende financiar projetos inovadores, sediados nos Estados Membros da União Europeia, e torná-los líderes globais no setor dos jogos e eSports.

“Há ainda vários problemas no universo dos eSports. Quando falamos em competições online, surgem muitos desafios em termos de segurança e justiça”, nota Matthieu Dallon, sócio fundador da Trust Esport. Para o fundo, “as soluções, fornecidas pela equipa altamente qualificada da Anybrain, têm potencial para se padronizar e contribuir para políticas mais responsáveis na indústria do jogo”.

A Anybrain foi fundada pelos alumnus da EEUM André Pimenta, Serafim Pinto e Davide Carneiro, e ainda por Paulo Novais, Professor Catedrático do Departamento de Informática da Escola de Engenharia e Presidente da APPIA – Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial.