EEUM recebe membros do projeto MSIE4.0

Projeto tem como objetivo melhorar as competências de universidades tailandesas parceiras, de forma a que lhes seja possível ter oferta curricular no mestrado em engenharia industrial

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho recebeu, no dia 10 de setembro, uma delegação do projeto MSIE4.0 – Curriculum Development of Master’s Degree Program in Industrial Engineering for Thailand Sustainable Smart Industry, um projeto cujo objetivo é melhorar capacidades e competências nas universidades tailandesas participantes, de forma que lhes permita oferecer um currículo formativo de alta qualidade no âmbito de um mestrado em engenharia industrial.

Os membros foram recebidos pelo Presidente da EEUM, João L. Monteiro, e pelo Professor Associado do Departamento de Produção e Sistemas, Rui Lima. Seguiram-se as visitas aos laboratórios DONE Lab, o laboratório inserido no maior projeto universidade-empresa do país, o Programa Innovative Car, e ao LabSec IoT, um laboratório dedicado ao tema da segurança na Internet of Things e Smart Cities.

O Projeto MSIE4.0 envolve um consórcio de nove universidades, contando com seis tailandesas, uma romena e uma polaca, para além da UMinho, e conta com um financiamento de cerca de 1 milhão de euros. ​Sob coordenação do Asian Institute of Technology (AIT), pretende-se que esta formação apoie o desenvolvimento sustentável da indústria inteligente (Indústria 4.0) neste país e que se aproxime do Quadro Europeu de Qualificações, sendo aplicável também às universidades europeias parceiras. O projeto conta ainda com 3 parceiros industriais – Bosch, Continental e Leoni.