Escola de Engenharia participa na “A Revolução da Construção Digital em Portugal”

No passado dia 27 de junho, decorreu em Lisboa, a Conferência “A Revolução da Construção Digital em Portugal” que assinalou o final do REV@CONSTRUCTION, o Projeto Mobilizador para a Revolução Digital da Construção, o primeiro do setor AEC  que juntou um consórcio de vinte empresas e entidades do sistema científico e tecnológico nacional, liderado pela Teixeira Duarte. O evento divulgou os principais resultados do projeto alcançados em prol da construção digital em Portugal, ao longo dos últimos três anos, tendo juntado perto de cem participantes dos vários quadrantes do setor.

Sílvia Garcia da ANI, no seu discurso de abertura, salientou desde logo para a importância que o Programa Mobilizador tem na internacionalização das empresas, com enfoque no setor AEC, e como a criação de novos Produtos, Processos e Serviços (PPS), ajuda a colmatar as lacunas sentidas em termos de competitividade face a outros setores. Os principais objetivos do projeto são a melhoria da competitividade e o crescimento sustentável do setor da construção, assim como um alinhamento estratégico com o setor a nível europeu.

A apresentação dos resultados dos diferentes Grupos de Trabalho, precedida pela intervenção de João Poças Martins (BUILT CoLAB), que abordou os desafios a que as equipas deram resposta, veio mostrou o trabalho desenvolvido nesse sentido. Francisco Reis (BIMMS), João Vaz da Silva (3Maps), João Moutinho (BUILT CoLAB), Joel Oliveira (Escola de Engenharia da UMinho) e Noel Leitão (Teixeira Duarte) foram os principais porta-vozes das equipas de trabalho e mostraram o desenvolvimento de ferramentas que permitem uniformizar e sistematizar as regras para a digitalização na construção, assim como a criação de aplicações que promovem a digitalização dos processos construtivos, contribuindo para a produtividade das empresas. Demonstraram ainda que o projeto contribuiu também para a implementação do conceito de “Digital Twin” em diversas operações de construção e manutenção de edifícios e infraestruturas, recorrendo a investigação em áreas digitais como Realidade Aumentada, Sensorização, Digitalização 3D, Ciência de Dados, Machine Learning ou IoT.

O REV@CONSTRUCTION (cofinanciado pelo COMPETE 2020, LISBOA 2020 e Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) teve como princípio base a concretização da Transformação Digital das empresas do setor AEC. Através de diversas iniciativas integradoras, transversais e estruturantes, envolvendo entidades representantes de todo o setor e outras de referência ao nível da I&D, o projeto REV@CONSTRUCTION pretendeu mobilizar o Setor AEC para a Revolução Digital.

Consulte a notícia completa aqui

FONTE: NOVO PERFIL