Concurso promovido pelo CVR e EEUM apelou à circularidade no Natal

O CVR – Centro para a Valorização de Resíduos, interface da UMinho, com o apoio do Município de Guimarães, do Laboratório da Paisagem e da Escola de Engenharia da UMinho, recebeu de 15 de novembro a 11 de dezembro candidaturas de escolas, creches, ATL, centros de dia e lares de Guimarães para um concurso que visou a criação de árvores de Natal a partir de resíduos têxteis e/ou plásticos.

O “Concurso Natal mais Sustentável: Resíduos como matéria-prima” sensibilizou a comunidade para o tema da valorização de resíduos e promoveu comportamentos ambientalmente mais sustentáveis. O hall do edifício 1 do campus de Azurém acolheu a exposição dos 30 trabalhos submetidos ao concurso, ficando patente até 6 de janeiro, tendo sido os autores vencedores anunciados a 10 de janeiro, às 16h00, no CVR.

A EB de Donim e o Centro Social Padre Adelino Silva foram os grandes vencedores da sua categoria, recebendo televisores, oferecidos pelo Auchan de Guimarães e pela Vimasol – Energias Renováveis, Lda. Na categoria Infância, a EB Motelo e a EB Aula Conde ficaram com o segundo e terceiro lugares, respetivamente. Na categoria Sénior, foram o Centro Social de Brito e a Fundação Casa do Paço a fechar o pódio.

Parabéns a todos os participantes e aos patrocinadores desta iniciativa que veio reafirmar o papel fundamental da Universidade, suas escolas e interfaces, na promoção de conceitos tão cruciais nos dias que correm junto da sociedade.