A Universidade do Minho e a Universidade de Vigo (Galiza) promoveram a 22 de novembro um Fórum de Investigação, para darem a conhecer os seus projetos em 11 áreas científicas e aprofundarem a cooperação.
A iniciativa decorreu no auditório Zulmira Simões da Escola de Medicina da UMinho, no campus de Gualtar, em Braga. A sessão de abertura contou com o Vice-reitor para a Investigação e Inovação da UMinho, Eugénio Campos Ferreira, e a homóloga da UVigo, Belén Rubio.
A partir das 10h00, foram feitas apresentações conjuntas de 15 minutos, com um/a investigador/a de cada universidade e por área do saber: Direito (Inés Celia Iglesias Canle e Rossana Cruz), Arqueologia (Oscar Penín e Maria do Carmo Ribeiro), Inteligência Artificial (Arno Formella e Paulo Novais), Oceanografia (Daniel Rey Garcia e Pedro Gomes), Biomedicina (Diana Valverde e Nuno Osório) e Engenharia Química (Ángeles Sanromán e Teresa Tavares).
Após um curto intervalo, seguiram-se as áreas de Alimentos & Biotecnologia (David Fernández Calviño e Ricardo Pereira), Engenharia Civil (Diego Fernández Novoa e Miguel Azenha), Engenharia Aeroespacial (Ángel Paredes Galán e Gustavo Dias), Estatística (Javier Roca Pardiñas e Luís Machado) e Comunicação (Montserrat Vázquez e Teresa Ruão).
O encerramento dos trabalhos deu-se pelas 13h00, seguindo-se um grupo de sessões paralelas para discutir projetos em parceria.
No evento foi também lançada uma convocatória para financiamento de projetos conjuntos entre equipas das duas universidades.
O Fórum pretendeu reforçar a aposta destas universidades na investigação, na inovação e na valorização do conhecimento, bem como na partilha de projetos, recursos e boas práticas, além de contribuir para afirmar a eurorregião a nível internacional.
FONTE: GCI UMinho