Objetos informáticos e smartphones icónicos ganham vida em museus da UMinho

De forma física ou virtual é possível conhecer um pouco mais da história da informática e dos smartphones em dois museus ímpares no panorama nacional e até mesmo internacional. Reúnem, claramente, objetos com história!

Preservar a história, divulgar equipamentos e conferir-lhes a real importância que tiveram na nossa vida. Na Universidade do Minho existem dois museus que reúnem autênticas preciosidades no que à informática e aos smartphones diz respeito.

O Museu de Informática e o Museu do Smartphone assumem-se como projetos distintos, mas com missões similares: preservar e divulgar a história dos objetos que constituem o seu espólio. Quem o diz é João Varajão, coordenador dos projetos de desenvolvimento destes museus, investigador do Centro de investigação Algoritmi e professor do Departamento de Sistemas de Informação (DSI) na Escola de Engenharia da UMinho.

Leia a reportagem completa, conheça melhor estes museus e saiba como contribuir para os mesmos, no NOS .