Projeto sobre igualdade de género junta 400 alunos em Guimarães

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho, parceira na iniciativa através do projeto EQUAL-IST, organizou no dia 14 de maio, no Multiusos de Guimarães, uma mostra científica e tecnológica onde participaram cerca de 400 alunos oriundos da zona norte do país.

A mostra, inserida no Projeto ‘Engenheiras por Um Dia’ visa combater os estereótipos de género e a segregação sexual nas opções escolares, formativas e profissionais, junto dos alunos do ensino secundário e do 3º ciclo do ensino básico. Falou-se sobre a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estes são domínios masculinos.

Ao longo deste ano letivo, foram realizadas várias atividades com as 26 escolas que integram o projeto a nível nacional, abordando esta temática em escolas de Guimarães. A EEUM, pelo projeto EQUAL-IST, marcou presença em 17 escolas com alunos das várias áreas da Engenharia e das Tecnologias. O projeto ‘Engenheiras por Um Dia’ é promovido por iniciativa da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

No evento participaram, além da EEUM, o Instituto de Investigação I3BS, o Centro ALGORITMI, o Instituto Politécnico do Cávado e Ave, “The Data Scientists”, o LabSecIoT e o IOTECH.