Rui Oliveira é o novo Presidente da Associação Académica

Aluno de Engenharia Mecânica tomou posse no passado dia 3 de janeiro, depois de ter ganho as eleições a 3 de dezembro

Rui Oliveira, aluno de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia, tomou posse como Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho para o mandato 2020, substituindo, assim, Nuno Reis. Numa cerimónia que decorreu no Salão Medieval da Universidade, em Braga, Rui Oliveira garantiu que os novos membros da AAUM estão preparados para se comprometerem com a comunidade estudantil.

A cerimónia contou com a presença de Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, Nuno Reis, presidente cessante da AAUM, Rui Oliveira, presidente eleito da AAUM para o novo ano, Valente de Oliveira, presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho e ainda vários representantes de entidades civis.

O aumento do financiamento na Ação Social, a redução do valor das propinas e as despesas que os estudantes têm com a alimentação, transportes, alojamento e material escolar foram assuntos mencionados por Rui Oliveira no seu discurso.

Já o reitor da Universidade do Minho considerou que “o compromisso da AAUM com os estudantes foi sempre marca de água”. Rui Vieira de Castro desafiou ainda a nova direção para o desenvolvimento de iniciativas que promovam uma maior participação da comunidade académica, um obstáculo muito difícil de ultrapassar.

Nesta cerimónia, tomaram também posse os demais órgãos da AAUM – Conselho Fiscal e Jurisdicional e Mesa da Reunião Geral de Alunos. André Cardoso ocupou o lugar anteriormente presidido por Sofia Alcaide na Mesa da Reunião Geral de Alunos e procedeu à condução da sessão. Já no Conselho Fiscal e Jurisdicional, João Rocha substituiu Vítor Campos no comando deste órgão.