CEB marca presença na Semana de Ciência e Tecnologia com programa diversificado

No campus de Gualtar, o Centro de Engenharia Biológica (CEB) da EEUM recebeu ao longo da semana de 22 a 29 de novembro cerca de 130 alunos de escolas básicas e secundárias da região, nomeadamente no dia 24 de manhã e no dia 26 à tarde. No dia 25, das 9h30 e às 13h30, no edifício 16 da Escola de Engenharia, foi a vez de os mais pequenos observarem micróbios ao microscópio e como estes vivem e se alimentam. Ainda nesse dia houve workshops online que levaram os estudantes do 3º ciclo e do secundário a conhecer a microalga Chlorella, um superalimento com mais de vinte vitaminas e minerais, e a aprenderem a montar uma célula de combustível microbiana. Os cientistas do CEB partilharam também nesta semana as suas experiências em várias escolas do distrito.

No sábado de manhã, dia 27 de novembro desafiaram-se ainda os cidadãos em geral a irem ao CEB ver as descobertas nas áreas alimentar, ambiental, industrial e da saúde; foi também possível fazer uma visita virtual, em ceb.uminho.pt/About/VirtualTour. O programa não esqueceu os próprios estudantes de biotecnologia e bioengenharia da EEUUMinho – foram realizadas quatro dezenas de workshops laboratoriais e uma formação de comunicação de ciência, com soft skills que podem ajudar no seu futuro profissional.