Crescimento e reconhecimentos da EEUM marcam o seu 48o Aniversário

Celebrou-se no passado dia 4 de outubro, mais um aniversário da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, no campus de Azurém.

A cerimónia foi assinalada com homenagens, prémios e distinções a docentes, investigadores, técnicos administrativos e de gestão, aposentados, bem como prémio de reconhecimento à empresa Accenture e à Fundação José Neves.

Do programa constava ainda a participação da ministra Ana Abrunhosa, que na impossibilidade de estar presente, enviou uma mensagem à comunidade académica felicitando o percurso da Escola de Engenharia, o seu impacto na região e no país, bem como as mais recentes conquistas desta escola.

O presidente da Escola de Engenharia, Professor Pedro Arezes, no seu discurso sublinhou o crescimento da unidade orgânica, nomeadamente, com a coordenação de 17 dos 18 projetos das agendas mobilizadoras e verdes no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência no valor total de 1,2 mil milhões de euros que corresponde a 33 milhões para a UMinho. Porém, o crescimento da escola não fica por aqui, exemplo disso, é o facto de pela primeira vez ter a média de entrada mais elevada do país no concurso nacional de acesso, 18,86 valores em Engenharia Aeroespacial.

Pedro Arezes mencionou ainda as dificuldades de execução e nos processos administrativos, bem como a falta de recursos humanos e na possibilidade de um contrato-programa como caminho para agilizar processos e tornar mais célere a capacidade de decisão.

Por seu lado, o Vice-Reitor da Universidade do Minho, Professor Eugénio Campos Ferreira, em representação do Reitor da UMinho na cerimónia, mencionou no seu discurso a existência de abertura para tornar a discussão acerca de um contrato-programa mais séria e personalizada.

A cerimónia terminou com atuação da Tuna Afonsina e os parabéns à Escola de Engenharia, na nave central do edifício 1, na companhia de vários membros da comunidade académica.

A Escola de Engenharia felicita e agradece, uma vez mais, todos aqueles que construíram estes 48 anos de história.

A sessão pode ser revista, na íntegra, aqui: