Cerimónia de Bolsas de Estudo e Mérito em Engenharia Civil

Praticamente todos os engenheiros civis formados na UMinho têm emprego garantido

A Escola de Engenharia entregou, no passado dia 18 de maio, 13 bolsas de estudo e mérito aos estudantes que concluíram com sucesso o ano letivo e todas as unidades curriculares.

Praticamente todos os engenheiros civis formados na Escola de Engenharia da Universidade do Minho têm emprego garantido. A garantia foi dada pelo diretor do Departamento de Engenharia Civil, o professor Rui Ramos, aos microfones da RUM.

Atualmente, a unidade orgânica forma cerca de 30 novos engenheiros civis por ano, números inferiores quando comparados com os anos de 2008/09 em que a oferta era grande mas o mercado estava mais saturado. Ora, nos dias de hoje a realidade é distinta, pois as empresas lutam por este recurso humano que é considerado “escasso”.

“Se não há 100% de nível de empregabilidade é porque alguns alunos optam por percursos diferenciados ou por fazer um doutoramento ou ingressar em projetos de investigação”, adianta.

No dia 18 de maio a unidade orgânica entregou 13 bolsas de estudo e mérito que são suportadas por quatro empresas: dst group, Casais, Costeira e Mota Engil. Esta bolsa consiste no pagamento, por parte das empresas, das propinas do aluno que concluiu com sucesso o ano letivo e todas as unidades curriculares.

A cerimónia para a entrega das 13 bolsas de estudo e mérito em Engenharia Civil teve lugar no campus de Azurém, em Guimarães.

Devido ao fim dos mestrados integrados, a Escola de Engenharia encontra-se a avaliar o formato deste processo de atribuição de bolsas que teve início em 2014, de modo a que esta continue a ser uma oportunidade quer para os alunos de Engenharia Civil quer para as empresas parceiras.

FONTE: RUM