fbpx

U.S. Armed Forces visitam Escola de Engenharia

A pedido do Exército e da Marinha dos Estados Unidos, a Presidência da Escola de Engenharia reuniu com alguns dos seus representantes, por forma a analisar as possibilidades de colaboração ao nível da investigação entre a Escola e ambos os ramos das Forças Armadas americanas. As oportunidades debatidas incluem o financiamento de projetos de investigação, apoio para a realização de conferências/workshops, bem como visitas de investigadores/especialistas a laboratórios/centros do exército dos EUA para discussão e planeamento de investigação colaborativa, entre outras, nas áreas de Redes, Eletrónica, Ciências dos Materiais (estruturais, eletrónicas, fotónicas), Ciências Mecânicas, Ciências Informáticas, Tecnologias de Energia e Potência, Aeronáutica, Robótica e Sistemas Autónomos, Sensores, Nanotecnologia e Tecnologia da Informação.

Assim, num processo coordenado pela Presidência da Escola (via Gabinete de Internacionalização e Vice-Presidente do Pelouro), foi organizada uma agenda para que a comitiva da U.S. Armed Forces visitasse, no passado dia 25 de maio, alguns centros de investigação da EEUM, nomeadamente, o 2C2T e a interface Fibrenamics, o ISISE e o CTAC da parte da manhã. Da parte da tarde, a comitiva visitou o centro de investigação ALGORITMI, e a interface PIEP.

Da comitiva fizeram parte Kelly K. Risko, Science Advisor, Aviation and Missile, U.S. Army DEVCOM – Atlantic; Elena McCarthy, Science Director for Ocean Battlespace & Expeditionary Access, Office of Naval Research Global, London; Jonathon Brame, Basic & Applied Research Team Lead (London), U.S. Army DEVCOM Atlantic / Army Futures Command; e Hollie Pietsch, Basic & Applied Research Team, U.S. Army DEVCOM-Atlantic (London).

O programa de financiamento estará aberto em permanência e, brevemente, será organizada uma sessão online de divulgação das várias oportunidades, promovida pelas Forças Armadas, em colaboração com a Escola de Engenharia.