Escola de Engenharia da UMinho celebra 46º aniversário

A Escola de Engenharia comemorou o seu 46º aniversário no dia 6 de outubro, às 17h00, no Auditório Nobre do Campus de Azurém, em Guimarães. A sessão contou com os discursos do Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, e do Presidente da EEUM, Pedro Arezes.

O programa incluiu a palestra “Liderar é servir”, pelo presidente da Fundação Bial, Luís Portela. O portuense de 70 anos já teve cargos diretivos na Bial, no Health Cluster Portugal, na Fundação de Serralves e na Cotec Portugal, entre outros, e recebeu 15 distinções em vários países.

A cerimónia do Dia da EEUM contou, ainda, com a primeira edição de entrega de Prémios e Diplomas, destacando publicamente membros da comunidade e entidades que colaboram com a Escola. O Prémio de Reconhecimento de Mérito Pedagógico foi atribuído a Anabela Carvalho Alves, Professora Auxiliar do Departamento de Produção e Sistemas, o Prémio de Reconhecimento de Mérito de Publicação Científica foi atribuído a Paulo José Brandão Barbosa Lourenço, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil, e o Prémio de Desempenho dos Trabalhadores Técnicos, Administrativos e de Gestão a Maria Helena Ferreira Dias, Assistente Técnica atualmente a exercer funções no Departamento de Informática da EEUM. A Câmara Municipal de Guimarães e a empresa Bosch foram, respetivamente, as entidades vencedoras do Prémio de Reconhecimento a Instituições e Individualidades e do Prémio de Reconhecimento a Empresas.

A EEUM foi fundada em 1975. É a maior Escola da UMinho, com nove departamentos (Informática, Produção e Sistemas, Eletrónica Industrial, Sistemas de Informação, Engenharia Biológica, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Polímeros e Engenharia Têxtil) e nove centros de investigação (2C2T, Algoritmi, CEB, CMEMS, CTAC, IPC, ISISE, HASLab, METRICs). Conta, atualmente, com 256 docentes de carreira, 143 investigadores doutorados, 508 bolseiros de investigação e 100 técnicos administrativos e de gestão.

A sessão pode ser revista em https://www.engium.uminho.pt/diadaescola