Luís Soares Barbosa, investigador e docente na Escola de Engenharia da Universidade do Minho e na Universidade das Nações Unidas, foi eleito na passada quinta-feira, 24 de Janeiro, Coordenador do Technical Committee 1 – Foundations of Computer Science (IFIP TC1), um comité internacional cuja missão é o desenvolvimento da teoria e ciências da computação e das suas pontes com outros domínios do saber e aplicações socialmente relevantes.
O comité é formado pelos coordenadores dos diferentes grupos de trabalho, representantes nacionais e um conjunto de investigadores reconhecidos internacionalmente pelas suas contribuições para os fundamentos das Ciências da Computação.
O envolvimento de Luís Soares Barbosa no IFIP remonta a 2014, ano em que foi co-optado como membro do WG1.03 (http://ifipwg13.cs.ovgu.de/), e nomeado, pouco depois, representante de Portugal no TC1. Com esta eleição, Luís Barbosa sucede a Jacques Sakarovitch do CNRS – Université Paris Diderot, que presidiu ao TC1 entre 2013 e 2018.
Estabelecido em 1960, sob a égide da UNESCO, o IFIP é uma organização global de investigadores e profissionais na área das Tecnologias da Informação e Comunicação que visa enquadrar investigação, desenvolver standards, e promover a partilha aberta de informação.
O IFIP TC1 reúne um conjunto de grupos de trabalho que desempenham um papel relevante na dinamização de sub-áreas científicas específicas tais como “Complexidade” (WG1.02), “Fundamentos de Especificação de Sistemas” (WG1.03), “Autómatos Celulares e Sistemas Discretos Complexos” (WG1.05), “Teoria da Reescrita” (WG1.06), “Segurança da informação” (1.07), “Teoria da Concorrência” (WG1.08), “Sistemas Verificados” (WG1.09) e “Algoritmos sobre Strings e Aplicações” (WG1.10).