Escola de Engenharia participa no congresso SciComPt 2024 com atividades do “Engenharia Falar é Fácil?!”

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho marcou presença no congresso SciComPt 2024 com a iniciativa “Engenharia Falar é Fácil?!”, realizada pelo Gabinete de Comunicação da Escola. O SciComPt, organizado pela associação homónima, visa promover a comunicação de ciência, o intercâmbio entre profissionais da área e a participação informada dos cidadãos em questões de Ciência e Tecnologia. Este ano, o evento teve lugar na Universidade do Minho, em Braga, nos dias 8, 9 e 10 de maio.

O Gabinete de Comunicação e Interação com a Sociedade da Escola de Engenharia, representado pelo TAG Diogo Cunha, apresentou várias atividades durante o congresso. Uma delas foi o workshop “Criar vídeos de comunicação de ciência com poucos recursos e muita criatividade”, que capacitou cientistas e investigadores a produzir conteúdos visuais apelativos utilizando apenas smartphones e equipamento de baixo custo.

Outra atividade foi uma apresentação sobre a representação do género feminino na comunicação visual da Escola de Engenharia. A apresentação destacou estratégias para superar barreiras de género e promover a inclusão em ambientes STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Abordou também o papel dos media e das redes sociais na promoção de modelos femininos e na desconstrução de estereótipos de género.

Além disso, a Escola de Engenharia contou com uma demonstração em stand, onde foram apresentados exemplos de como traduzir conceitos científicos em experiências interativas e lúdicas, comunicando ciência de forma informal e acessível.

A participação no SciComPt 2024 reforça o compromisso da Escola de Engenharia da UMinho em incentivar e capacitar a comunidade académica para a comunicação de ciência, promovendo a inclusão e a inovação em todas as suas vertentes.