fbpx

Cientistas do CEB recorrem à nanotecnologia para limpar solos contaminados com petróleo

Projeto MORE está a ser desenvolvido por um grupo de cientistas do Centro de Engenharia Biológica da EEUM que, através do recurso à nanotecnologia, vão conseguir implementar, de forma mais rápida, eficaz e ambientalmente correta, o tratamento biológico anaeróbio de solos contaminados

Limpar os solos, sedimentos e águas subterrâneas contaminadas com petróleo vai ser mais fácil. Isto graças a um projeto de investigação inovador que está em curso no CEB e que, com recurso à nanotecnologia e a processos de tratamento biológicos, vai permitir converter o petróleo em substâncias menos prejudiciais para o ambiente e para a saúde humana.

A contaminação dos terrenos é um grave problema ambiental, uma vez que causa uma deterioração significativa da qualidade dos solos e águas subterrâneas, dois dos mais valiosos recursos naturais. Quando os locais contaminados se situam em profundidade, podem permanecer ocultos por longos períodos de tempo, pelo que as dificuldades de acesso ao local tornam o tratamento mais complicado. Nesse sentido, este projeto explora o potencial de alguns microrganismos para converterem o petróleo em substâncias inócuas, no próprio local onde ocorreu a contaminação.

O recurso a nanomateriais férricos é um fator distintivo deste projeto, já que vai permitir acelerar e estimular a atividade dos microrganismos, de maneira a que o tratamento do local se processe de forma mais rápida, eficaz e ambientalmente correta. A técnica utilizada para a descontaminação dos terrenos é a biorremediação, que apresenta um elevado potencial de recuperação das áreas contaminadas, uma vez que é uma técnica mais económica e amiga do ambiente do que os tratamentos físico-químicos.

No futuro, esta solução poderá vir a ser comercializada uma vez que ainda é muito reduzido o estudo da biorremediação de solos. O facto deste projeto estar a ser desenvolvido em Portugal é também uma grande mais-valia para o país, uma vez que coloca a investigação feita neste setor na linha da frente e capitaliza a liderança de Portugal e da EEUM nesta área, promovendo conhecimento internacional. Ao mesmo tempo ajudará a estimular o empreendedorismo, a criação de novas empresas e o envolvimento de potenciais investidores, alavancando a economia e o desenvolvimento do país.

Os óleos minerais, derivados do petróleo, são um dos principais poluentes do solo e das águas subterrâneas, sendo que na Europa são cerca de 342 mil os locais contaminados identificados e mais de 2,5 milhões podem estar potencialmente contaminados. Dos incidentes relatados referentes à contaminação local de solos, os óleos minerais representam uma percentagem de 22-24%.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *